domingo, 26 de agosto de 2007

Grandes Tunos!

A noite de hoje foi, de facto, mais um marco importante para a Tuna Penalvense, por várias razões. Os meus amigos tunos estiveram muito bem, hoje, no Parque do Mandanelho, em Oliveira do Hospital. Impecável! Até houve gente que veio perguntar se éramos nós a tocar ou era playback!

Se bem que, como sabem, aquele palco de tamanho descomunal, ao ar livre, não seja o espaço ideal para o nosso grupo, o facto de a Vereadora da Cultura ter acedido ao meu pedido de colocar cadeiras logo em frente ao palco ajudou muito - aproveito para deixar aqui, em meu nome e em nome de todos os elementos, um obrigado à vereadora, e o reconhecimento pelo seu esforço para melhorar as condições dos grupos do concelho e pela sensibilidade que tem demonstrado na programação e organização dos eventos em que a Tuna e outros grupos têm participado.

Foi também muito bom termos conseguido apresentar o grupo quase completo, apesar de estarmos es época de férias. Faltaram apenas 2 elementos, mas correu tudo bem (a Rute aguentou o barco e trabalhou pelos três...). O amigo da mesa de som, que já nos conhece, também foi impecável.

O público foi muito, participativo e educado. Espectacular!... Nem parecia que estávamos em Oliveira! E quando o Parque inteiro cantou a Balada da Despedida?! Até fiquei arrepiado... :)

Como sabem, tive (tivémos!) de sair a correr, para tocar com a Orquestra Juvenil, em Lagares da Beira. Não pude assistir ao segundo e ao terceiro grupos, mas ainda cheguei a tempo de ouvir o último.

Bem, encontramo-nos no dia 2 de Setembro, para a nossa 10ª actuação desde Março, em S. Gião (se chegarmos tarde, não se admirem... temos actuação com a Orquestra, no Seixo da Beira, quase à mesma hora...). Nesse dia marcamos ensaios para a nova época. Tenho novidades para dar - novas músicas, novos intercâmbios com outros grupos, alguns instrumentos novos, uma actuação num castelo...

Se virem o Ti Casimiro,mandem-lhe um abraço da malta de Oliveira.

Um abraçorro do tunestro para todos.

















9 comentários:

Serenidade disse...

A tuna de penalva sabe estar, sabe o que é trabalho e diversão. E isso vê-se em palco!

Quando se trabalha em união e concórdia entre elementos da tuna, maestro, direcção e população os bons resultados vêem-se e ouvem-se!

Fica aqui os meus parabéns aos elementos da tuna, ao maestro e á direcção!!!

Adoro-vos a todos. Obrigado por me terem recebido como uma penalvense ainda que não sendo de lá!

Até dia 2 de Setembro!
VAI TUNA!!!!

Anônimo disse...

sem duvida alguma, que a populaçao de penalva empenhou-se a fundo mesmo...quando na ultima musica se levantam e mostram quem sao os verdadeiros penalvenses, nem sabem a alegria que deram a nossa tuna inteira ...continuem....nao deixando de esquecer os gandas malucos que estavam no palco...malta que actuaçao verdadeiro nivel de classe...mas esta classe so se deve ao grande maestro que nos empurra, nos ensina que nos ajuda quando precisamos a ele o meu e acho que de todos muito obrigado...tambem o sr casemiro e o elemento fundamental nesta tuna tanto tocando como tambem ensinando a ele os votos de as mais rapidas melhoras... agora um abraxo para o joel e po rui que foram as duas pessoas que me ensinaram tudo o k sei hoje..a estes dois caramelos obrigada tambem....agradecer a sociedade recreativa penalvense pelo apoio que nos da sempre que se precisa de alguma coisa eles arranjam sempe maneira de nos a ofrecer....epa iii viva o patriarca....força pessoal agente consegue dar mais alegrias a nossa populaçao ja que ela nos da força agente retribui com alegria e elevaçao do nome de penalva de alva a um nivel muito alto...vai maestro...vai so la falta o tony carreira pah....ve la se arranjas isso...portem se ate dia 2 de setembro pa mais uma grande actuaçao..... ass:diogo

Anônimo disse...

ahahahahaahahahaha.......

tocam mt bem...........

so uma koisa e uma seka as musicas..


mas tao la....

Anônimo disse...

Estive lá.
Brilhante!!!

José António

Rui Marques disse...

Senhor anónimo - a escolha e o arranjo dos temas são da minha responsabilidade, e estou sempre aberto a sugestões.

De qualquer modo, gostos não se discutem: quando muito, perdoam-se...

Anônimo disse...

A nossa tuna de santo antonio chega para vos arrumar para o lado ao menos nos cantamos tocamos e rimunos voces só servem para criticar..
Eu estive la e nao gostei...

Anónimo

LCN disse...

Caro Rui,

Tu és excepcional - quer como ser humano, quer como profissional -, pelo que ninguém tem autoridade e nem legitimidade para criticar o teu comportamento, que é absolutamente irrepreensível, nem tão-pouco o teu trabalho, o qual é feito com a maior competência, dedicação e honestidade.
Por alguma razão foste convidado para dirigir esta tuna, mesmo não sendo tu habitante de Penalva de Alva... Nessa escolha terão certamente sido tidas em conta as tuas competências profissionais, mas igualmente as tuas qualidades pessoais - sendo estas, de resto, tão ou mais importantes do que aquelas!
De facto, um grande artista - em qualquer contexto - é acima de tudo uma pessoa simples, modesta, sensata, muito humana, e aberta ao mundo - características que, na verdade, faltam a muitas pessoas que se consideram como tal...
Apostaram em ti e os resultados da escolha não poderiam ser mais satisfatórios: a tuna cresceu em número de elementos, encheu-se de gente jovem, e o repertório foi absolutamente reformulado (para muito melhor!), permitindo, assim, a continuação da existência da tuna, que outrora se adivinhava ter os dias contados.
Com estas reformas, permitiste que a tuna ganhasse uma projecção considerável - facto que vos tem valido convites para actuar em sítios aonde nunca anteriormente sonharam chegar; além disso, o vosso trabalho tem merecido grandes elogios, tanto da população, como ainda da própria Câmara Municipal de Oliveira do Hospital - e isto diz tudo.
Parabéns pelo vosso trabalho, que muitíssimo tem feito pela cultura neste concelho.
Por tudo isto, nunca duvides de que a tua posição na tuna é liminarmente invulnerável.
Boa continuação!

Luís Neves

Rui Marques disse...

Senhor anónimo do dia 2/09:

Grato pela atenção dispensada ao meu texto. Só quem trabalha é que é criticado, portanto entenderei a sua opinião como um elogio à actividade do meu grupo.

Nós também tocamos. Não cantamos, mas "rimo-nos", porque gostamos do que fazemos. Como vê, não servimos apenas para criticar, nem é nosso propósito "arrumar" quem quer que seja...

Os meus cumprimentos.

rpviolino BATUTAMAN disse...

Saudações musicais e...
Parabéns Rui Marques!
Parabéns Tuna Penalvense!
É na verdade este o caminho!
Mais... não deixes de ensinar as notas musicais, as partituras!È assim que se chega ao longe e que as coisas perduram pelo tempo fora e,deixam marcas.
Quando se pisa um palco tem que se o fazer com muita responsabilidade, respeito, arte, humildade e criatividade. O público tem que ser "agarrado" até à exaustão!
Tu... conseguiste.
Quanto aos gostos... não te preocupes, desde que tu e os teus músicos gostem...
O importante, para mim, são as boas adaptações e bons arranjos que fazes com caneta e PAUTA para ser lida e interpretada.
PARABÉNS MAIS UMA VEZ.
O pessoal vai-se vendo aos sábados na Escola de Música do CCPOH e na Orquestra Juvenil, para ensinarmos música, para tocar, cantar e, principalmente, vivermos a música com muita alegria! Isso, levo comigo para as minhas outras escolas e tu, levas para Penalva! É muito bom :)
Quanto ao resto... o tempo há-de explicar tanta coisa! :)
Abraço
Rui Luís Pinto