quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Mais uma actuação da Tuna Penalvense (Góis)


São quase quatro da manhã e cheguei há pouco a casa, vindo de mais uma actuação com a Tuna Penalvense. Desta vez, foi em Góis, a propósito da FACIG, o principal evento cultural do concelho de Góis. Mais uma vez, fiquei bastante satisfeito com o desempenho da Tuna, não apenas a nível musical - tive, uma vez mais, a confirmação de que todos os meus amigos tunos são, de facto, pessoas educadas e cívicas, à altura dos desafios que lhes temos proposto, e continuaremos a propor.

Tivemos o prazer de partilhar o palco com outro grupo do concelho, bem próximo de Penalva de Alva. Fiquei espantadíssimo com a falta de civismo, educação e respeito de alguns elementos do referido grupo, que não souberam adequar-se à situação e ao local onde nos encontrávamos, escarnecendo do trabalho desenvolvido pela Tuna e gritando elogios e palavras de incentivo como "Calem-se!", "Vão-se embora!" ou "Já chega!".

E como somos, de resto, pessoas atenciosas, calámo-nos (em vez de respondermos na mesma moeda), viemo-nos embora (conscientes de que o que fizémos foi bem feito, graças ao muito trabalho durante todo o ano), e concordamos que já chega (de má educação, falta de cultura cívica, falta de respeito e de normas básicas de convivência).

A todos os elementos da Tuna Penalvense (e aos Penalvenses, em geral), o meu mais sentido abraço pelo entusiasmo, pelo esforço dispensado, e pelo carinho com que abraçam a causa da boa música, sempre num espírito de respeito e entreajuda.

Beijos e abraços, Rui Marques












































19 comentários:

Serenidade disse...

A tuna penalvense estará sempre ao nível de qualquer espectáculo.

E diga-se de passagem que as "minhas" meninas são lindas (veja-se a foto)... estou toda babada!

Gosto imenso de vocês "tuneirinhas" e tuna!

Vamos mostrar a todos que realmente somos pessoas capazes musicalmente e civilizadas!

Aquele beijo!

diogo disse...

maestro tas la.....epa agente so com uma musica arrumos po lado.. n e como akela musica "ave ave" deviam pensar k akilo era uma igreja ...ah eskecime o nivel n da pa ir pa ir tocar pa uma igreja....
pessoal bora a proxima e semp a dar lhe akela deve ter sido so a 1ª actuaxao deles este ano e agente pois 12 ou 11 pois xega pa os arrumar mos po lado....
akele abraxo pa todos...

Unknown disse...

O que está dito dispensa comentários.Possivelmente, os catraios bem gostariam de estar nas vossas estantes...enfim

ETSAA disse...

Realmente, todos as pessoas tiveram a oportunidade de ver de tunas do concelho de oliveira do hospital. Uma primeira tuna (penalva) que quando estavam la muita gente, tiveram o prazer de os escurrassar com a tam chamada "musica de igreja", como diz o vosso comentador. Por fim, uma segunda tuna que teve a capacidade de começar quase sem ninguem no publico e acabou fazendo uma EXCELENTE actuação, cativando o publico. Mais ainda, a tuna penalvense fala em civismo mas, esquece-se que lhes foi determinado um tempo (30m) e extenderam-se, gozando claramente com os outros, fazendo uma actuação de 42m.
Civismo, isto???
Falam voces ai em capacidade musical e civismo??? Capacidade musical tinha a tuna de penalva de há 5 anos. Hoje, essa capacidade não se vê, pois, tem de se saber cativar o publico, coisa que a tuna de penalva não sabe, porque em ves de os cativar espanta-os ou põe-os a dormir.
Falavam ai de uma musica da tuna de Santo Antonio do Alva, "ave ave", para que todos saibam e aprendam, a música chama-se Avé Maria do Coração, uma excelente musica, pois cativou muita gente, tanto para ver a actuação da tuna, como, tambem para aplaudir e cantar com ela!
Respondendo ainda ao segundo comentador (dred), informo-lhe que a tuna de santo antonio do alva não é a primeira actuação que faz, e ainda que,não precisamos de ir 12 ou 11 vezes ao palco, para mostras-mos toda a nossa qualidade!
Por outro lado, outras tunas, incluindo a vossa, vão ao palco fazer figuras tristes, mostrar musicas boas, mas que, não as sabem tocar, como deviam saber!
Penso que estam todos os assuntos resolvidos e que já não há margem para dúvidas qual será a melhor tuna em palco, e em termos de capacidade musical! Já não falo em civismo porque ai pecaram as duas tunas, primeiro a tuna de santo antonio ao mandar-vos embora, e para se calarem e por fim voces, quando estiveram quase 45m em palco e espantar o publico, até que todos se fossem embora e entrasse a tuna de santo antonio!
Para não alongar mais esta conversa, por muitos, mas mesmo muitos, considerados (Tuna de Santo Antonio do Alva) a melhor em termos musicais do concelho!!!
Deixem-me relembrar voces tambem fazem parte desse concelho, ahahahahahahahahah!!!!!!!!!!
Cumprimentos a todos e até uma proxima!

Unknown disse...

Não maestro, não tás lá... Se eventualmente querias defender a tua tuna, e muito bem, terias que contar as coisas tal e qual elas aconteceram e não apenas e só aquilo que te convém... Se houve falta de civismo foi de ambas as partes.
De qualquer das maneiras, com isto só revelaste uma coisa: problemas de consciência. O público é soberano.
Só mais uma coisita ai para o "dred": tomara tu teres capacidade para conseguires tocar e cantar a "Avé Maria do coração" em qualquer lado que seja.. Mas primeiro terás que aprender a escrever decentemente..
É triste que sejam pessoas que nem sequer pertencem ao Vale do Alva a criarem problemas e desavenças entre duas tunas (e respectivas aldeias)que, cada uma à sua maneira, têm qualidade...
Cumprimentos

Unknown disse...

É lamentável e incompreensível que a má fé e a falta de educação e de civismo continuem a imperar numa guerra de que já ninguem se lembra as causas (se as houve).
Numa época em a centralização (por motivos económicos) faz com que o concelho de Oliveira do Hospital esteja em risco de perder o atendimento nocturno no SAP, as cirurgias na FAAD e o tribunal para a Lousã, e, sabendo que nestes meios pequenos, cada vez mais desertificados e abandonados à sua sorte, cada "obrazita" é fruto de de um enorme trabalho e perseverança de um "punhado" de idealistas, considero absolutamente obsceno qualquer ataque aos poucos que ainda se esforçam por enaltecer a sua terra.
Leiam a história, falem com os mais velhos(dos dois lados), em suma, eduquem-se (civica, moral e intelectualmente) e pensem bem se querem , dentro de pouco tempo, estar a falar convosco mesmo numa qualquer soleira de porta da vossa terra ou a viver numa barraca num qualquer bairro da lata no litoral português.
A Freguesia de Penalva de Alva, na sua diversidade, é una.
Tenham juízo e educação.

Rui Marques disse...

Caro José António:

Obrigado pelo seu post, revelador de seriedade e cultura cívica. Como deve saber, eu não sou natural de nenhuma das localidades que por aqui foram sendo referidas - mesmo assim, penso que, no que diz respeito às camadas mais jovens, ninguém saberá as causas que levaram às rivalidades a que tenho assistido.

Da minha parte, apenas posso demonstrar o meu desagrado pela postura de alguns indivíduos. De resto, nunca foi propósito meu acentuar rivalidades ou criar desconforto a quem quer que seja.

Desconheço a realidade do grupo de Sto. António. Respeito o trabalho por ele desenvolvido, assim como todas as pessoas envolvidas nestes projectos, de igual forma.

Terminando, refiro ainda que é, para mim, muito motivador o trabalho que tenho desenvolvido em Penalva, graças ao fantástico envolvimento e à férrea força de trabalho de Tunos, famílias, direcções e restantes pessoas directa ou indirectamente envolvidas.

A práctica musical deveria aproximar as pessoas, e não dividi-las. É sobre isto que temos que reflectir, valorizando-nos.

Anônimo disse...

Caros amigos,

Sejam de Penalva ou de StºAntónio, sejam do norte ou do sul, sejam pretos ou brancos, sejam lá o que forem...
Acima de tudo sejam seres humanos que merecem respeito se dêm também,a esse respeito. O que se está a passar neste blog envergonha qualquer um, seja de Penalva, seja de Stº António, seja de onde for. A religião e o futebol, já são motivos de sobra para as guerras tristes que este mundo enfrenta. Façamos pelo menos da musica um hino ao diálogo e à amizade.
Cada uma no seu estilo são duas excelentes tunas...Cada uma ao seu estilo, interpreta como sabe, dando o seu melhor. Nunca devemos julgar uma parte pelo todo. Se na tuna de Penalva há elementos que tiveram comportamentos menos correctos, provavelmente na de Stº António também terá acontecido. Isso não significa catalogar o todo por uma parte. Ambas boas e feitas por gente boa.
Assim, e se tiverem coragem, aceitem a minha proposta. Dentro de 4 meses estamos no Natal. Porque não uma actuação em grande, em conjunto num "território neutro" (que sugiro seja a casa da cultura em Oliveira)....Gostava de ver...gostava de vos ver serem capazes de pelo menos atravez da musica serem capazes de minorar ódios antigos cujas razões se perderam no tempo. Até hoje isso só foi possivel com uma Festa de Natal que abrangeu a freguesia e foi organizada por um grupo de gente de Stº António. Estão lembrados????? Conseguimos provar que a alegria das crianças valia mais que as quezilias. Está na hora de serem voçês a mostrar que a alegria da musica vale mais que mil palavras insultuosas trocadas num blog, onde algumas pessoas nem a coragem têm de se identificar..(Não é dread???? Pelo menos podias aprender portugues. Ficava-te bem)
Boa sorte às duas tunas
Patricia Moreirinhas

Anônimo disse...

Conheço o trabalho por si desenvolvido e, por isso, permita-me felicitá-lo publicamente.
A Tuna Penalvense, apesar da sua juventude, demonstra, não só qualidade, mas também já imensa maturidade. Também isso é da sua lavra.
Um abraço e conte sempre comigo.
José António Madeira dias

Rui Marques disse...

Cara Patrícia:

Grato pelo seu post e pela intenção séria de partir da Música para alcançar fins louváveis. De resto, esta tem sido a orientação que tem pautado a minha actividade, em Penalva, Oliveira do Hospital ou Coimbra.

Penso que a altura do Natal não será a mais indicada, por razões que se prendem com a participação de elementos noutros grupos, em actividade reforçada na quadra natalícia.

Mas porque não uma actividade em cooperação com a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal, noutra altura qualquer? Sujiro, por exemplo, um "festival" onde participassem grupos de todo o Vale do Alva, mesmo do concelho de Arganil. Há uma imensidão de grupos, entre Tunas, Grupos de Cantares, Filarmónicas...

Espero, como já referi, que a actuação do próximo dia 25 seja um indicador positivo para a aplicabilidade deste projecto.

Os meus cumprimentos.

Rui Marques disse...

Caro José António:

Permita-me que lhe manifeste a minha gratidão pelo incentivo.
Permitam-me também que partilhe todo e qualquer sucesso alcançado com os elementos da Tuna, sempre dispostos a colaborar e a aperfeiçoar-se, com as direcções, que têm apoiado todos os projectos propostos, e com os familiares e restante população.

Por experiência própria, posso assegurar que em Oliveira do Hospital, por exemplo, seria practicamente impossível programar uma actuação e encher a sala com um público respeitador, ao mais alto nível, como acontece em Penalva de Alva.

Em jeito de brincadeira, digo por vezes: "Quando for grande, quero ser Penalvense". Penso que esta frase, mesmo dita a brincar, diz tudo.

Um abraço.

Anônimo disse...

É uma pena que este senhor Rui Marques se desculpe tanta vez. Problemas de Consciência? Gostei da maneira dele dizer que teve o PRAZER de partilhar o palco com outra tuna do Concelho só não entendo porque é que a respectiva palavra teve de aparecer em itálico (será que na altura carregou na tecla errada
? )Quanto à situação em questão é triste que tal aconteça porque ninguém está interessado em reviver coisas passadas que não deixaram saudades a ninguém. Não é preciso vir alguém de fora para as voltar a recordar. Sim Senhor Rui ninguém está interessado.
Antes de acabar, mais uma palavrinha para o DRED: é conveniente que volte à Escola Primária. Acho que nem os miudos que andam no Infantário dão erros daqueles e dizem tanta palermice. Pode ser que ainda vá a tempo de aprender a ser um homenzinho...
Com os melhores cumprimentos
Maria Santos

Rui Marques disse...

Cara Maria:

Se teve oportunidade de ler a sequência dos posts e comentários presentes neste blog, há-de ter, concerteza, reparado que, à excepção dos primeiros comentários, pelos quais não me responsabilizo, como deve compreender, todos os outros se baseiam num discurso coerente e amigável. Todos concordamos que tais "guerrilhas" são uma autêntica estupidez, e que cada grupo, à sua maneira e dentro do género praticado tem a sua qualidade.

Pena voltarmos a este discurso, porque já todos nos demos conta da sua inutilidade.

Problemas de consciência, não os tenho. Caso tivesse, poderia, a qualquer momento, ter apagado comentários ofensivos que me têm dirigido. Bastava um "clique".

Digo mais: não tenho qualquer necessidade de me desculpar, uma vez que não criei problemas a ninguém. Outros, subrepticiamente, foram capazes de fazer das minhas palavras o que lhes interessou.

A situação em questão é, de facto, lamentável. Foi apenas este, de resto, o meu comentário inicial. Não recordei coisas passadas (até porque não as conheço!!!), apenas constatei um facto, sem referir nomes, frizando o comportamento desadequado de ALGUNS elementos. (Um. Facto.). Outros se encarregaram de me insultar a mim, à Tuna de Penalva, seus executantes, repertório, qualidade musical (...)...

Sendo assim, entenda o itálico como quiser - se acha que consegue prazer ao tocar, tendo no público rostos conhecidos a causar distúrbios, insultando, escarnecendo, gritando...

Anônimo disse...

Caros amigos,nunca pensei que pudesse haver tanta m...a a ser dita acerca da musica! A musica serve,acima de tudo,para transmitir sentimentos e provocar emoções.
Não se pode destinguir valor musical, senão LOU REED nunca seria musico!!!
Cresçam e evoluam.
ass: Paulo Ribeiro
( caso não saibam,corri o risco de tocar em ambas as tunas!!irra!!!)

Anônimo disse...

Bem esta situação já ultrapassou todos os limites....por é que não somos todos amigos e convivemos todos sem algum tipo de escárnio e algum tipo de "guerra" que exista entre as duas tuna,que por acaso não existe,é lamentavel que esta situação se tenha passado ainda mais fora das portas do concelho de oliveira do hospital, eu proprio gosto muitos dos habitantes de s.antónio e de penalva de alva...vamos ser um pouco mais adultos e refletir no que se sucedeu, porque não há duas freguesias numa só...há sim uma freguesia de penalva de alva que inclui s.antónio do alva....no que diz respeito á qualidade musical das duas tunas, quero dizer que as duas á sua maneira, têm de passagem muita qualidade!mais uma coisa para o "dred", que por acaso eu até sei que é...tu agiste muito mal e nunca devias ter dito o que disseste por isso pensa no que disseste... sejamos todos amigos!cumprimentos para todos...

Rui Marques disse...

Concordo plenamente. Às duas Tunas, até Sábado.

Cumprimentos para todos.

Anônimo disse...

Eu nesta actuaçao nao estive presente mas achu que a maliducadesa e dos dois lados porque de um actuaram mais do que os minutos previstos e nos tambem fomos um bocada malidocados...
Senhor maestro nao tente arranjar confelitos entre as duas tunas peercebeu...

Rui Marques disse...

A "maliducadesa" não tem desculpas possíveis... A história do tempo previsto não é da minha conta, pergunte à Sra. Vereadora da Câmara Municipal de Góis.

Não é, não foi, nem será meu propósito fomentar conflitos entre quem quer que seja. Muito menos "confelitos"...

Os meus cumprimentos.

Anônimo disse...

sr. rui pelo que me diceram a a sr. vareadora disse uns minutos e vos tocaram outros