domingo, 16 de setembro de 2007

"Pianíssimo" no RitualBar


R
egressou ontem o espectáculo "Pianíssimo", ao RitualBar, em Oliveira do Hospital. Mais uma vez, a "casa de família" que é o Ritual encheu-se de gente - boa gente -, que soube disfrutar da música e do ambiente intimista e descontraído que este espaço oferece. Um mês depois da primeira apresentação deste projecto, foram introduzidos novos temas, novos arranjos... e até novos elementos, apanhados desprevenidos! :)

Em suma, foi, no meu entender, mais uma noite a recordar, por várias razões...

... Foi mais uma oportunidade de demonstrar, com actos, que em Oliveira do Hospital há cultura. Que já se faz boa música, mesmo sem "canudos", em grande parte devido ao trabalho da Escola de Música do CCPOH, entre outras associações e colectividades.

... É muito gratificante para quem toca ou canta (em suma, para quem dá a cara pela Música e pela sua terra...) ter o privilégio de lidar com um público que respeita, que sabe estar e que critica construtivamente...

... Foi uma noite muito variada, a nível musical... do fado ao bossa-nova, de Jorge Palma a Carlos do Carmo, de Madredeus a Carlos Paredes, passando por Chico Buarque, Loyd Weber, Zeca Afonso...

... Para mim, foi um momento muito gratificante, quando um punhado de elementos da Tuna se juntou a nós para tocar algumas músicas - mesmo sem estar a contar! Espero ver-vos mais vezes por estas paragens, assim como todos os outros que não tiveram oportunidade de vir.

... E, finalmente, o arrepio que causa correr o bar com o olhar e ver pessoas chorar! Ver um "metaleiro" de lágrima no canto do olho, depois de uma balada de Coimbra! Ver as pessoas a cantar connosco, a participar! Muito, mas mesmo muito bonito. São estes pequenos grandes momentos que fazem valer a pena ser músico...

- Um abraço ao "Ti Carlos", o nosso "mestre de cerimónia", pelo apoio e por quase oito anos de actividade contínua, também a nível cultural.

- Um grande abraço à malta da Escola de Música, que ao longo de quase vinte anos tem construído os "alicerces" musicais de Oliveira do Hospital - sem esse trabalho, estes momentos não seriam possíveis.

- Beijos e abraços para a Tuna - agora, vamos levar esta força e empatia para Penalva, e fazer o grupo andar cada vez mais e melhor.

... E parabéns à Cátia, que soube durante o espectáculo que tinha entrado na faculdade! Espero poder continuar a contar contigo, "Srª Engenheira!".







4 comentários:

Serenidade disse...

Foi uma grande noite sem duvida!

Até fiquei de lagrimita no olho e tudo (o que é dificil, lol!!!)

Mas devo dizer que se esta noite foi memorável deve-se á presença dos elementos da tuna e á tua capacidade de trabalho.

Mais uma vez estás de parabéns!!!

Beijinho

Anônimo disse...

mas k grande noite....sem duvida...grandes vozes grandes musicos....todo para k aija boa musica

cm disse...

Bem..é vdd...deixei-me levar pelo momento, e a lagrima quase caiu...foi sem duvida um momento muito emotivo ver toda aquela gente a cantar connosco... e muito gratificante ver as pessoas a dar vivas aquilo que sabemos fazer de melhor. Com condições como estas e com espectadores assim, vale sempre a pena dar-mos o nosso melhor! E a ti, te quero desde ja agradecer por tambem me deixares fazer parte deste grande momento. Quero tambem felicitar a catarina ,o paulo e o ricardo, porque sao, sem duvida pessoas dignas de momentos destes. E tu Rui, tu es um grande musico, que com uma 'bola de bacalhau em re menor' =p poes toda a gente de pe a aplaudir! =D força Rui e muito obrigado por este momento! E fica ja aqui aceite o convite para proximas oportunidades! =D abraço

Anônimo disse...

Repetindo o post que coloquei em Serenoviolino...

Estive lá!
Absolutamente fantástico, a fazer-me relembrar o Àgora, o 1910 e a Diligência.
Espaço acolhedor, intimista, com um "mestre de cerimónia" (o Sr. Carlos)fabuloso e uma actuação soberba.
Magnífica a interpretação do "Fantasma da Òpera".
Integração plena dos elementos da Tuna Penalvense.
Por favor, continuem...