domingo, 25 de novembro de 2007

IV Encontro de Tunas de Penalva de Alva - um "espectáculo espectacular"!

Decorreu, no passado Domingo, 18 de Novembro, a quarta edição dos "Encontros de Tunas", organizada pela Tuna Penalvense. Estiveram presentes o Grupo de Cordas de Vilar Formoso e a TunaNova de Passos de Silgueiros. Mas, mais importante ainda: estiveram presentes todos aqueles que, ao longo da existência da Tuna, têm contribuído para a sua continuidade e desenvolvimento.

Refiro-me a todos os actuais e antigos executantes da Tuna, à incansável Direcção, que tudo tem feito para acompanhar o desenvolvimento do grupo e ao público, que se tem demonstrado ao mais alto nível, no que diz respeito a todo o apoio prestado à sua Tuna. Marcaram também presença os antigos maestros da Tuna, os futuros elementos, assim como alguns jornalistas da imprensa local e regional e os representantes autárquicos da Freguesia e do Concelho.

Foi, de facto, mais um momento positivamente marcante em todos os aspectos:

Mais uma vez, a população de Penalva revelou a sua capacidade organizativa, a sua enorme força de trabalho, o seu afecto, o seu respeito pela Música e a sua maneira simpática e agradável de receber os seus e os grupos convidados.

Marcante também porque tudo decorreu na perfeição, também a nível musical: destaco aqui uma interpretação bastante limpa de "Eine Kleine Nachtmusik", uma estreia acima da espectativa de "O Pastor", de Pedro Ayres de Magalhães e, claro, o "Vejam Bem" e a "Balada da Despedida", absolutamente arrepiantes, pela reacção do público. Desta vez, estão todos de parabéns...

Ainda antes de se iniciar o espectáculo, foram entregues os novos instrumentos, a maioria dos quais adquiridos com o apoio da Câmara Municipal. É de louvar que o poder autárquico tenha, progressivamente, mais sensibilidade para perceber o mérito do trabalho desempenhado por este e por outros grupos e para empreender esforços no sentido de lhes proporcionar condições para evoluir, representando a Música no Concelho e o próprio nome do Concelho por todos os sítios por onde vão passando.
Este foi, de facto, o primeiro passo para chegar aos objectivos a que nos propusémos: introduzir novos instrumentos na Tuna (a Guitarra Portuguesa e o Bandoloncelo), ampliá-la e "uniformizar" os naipes. Repararam na diferença de sonoridade, sem os banjos? Tinha razão ou não? :)

Realço ainda a manhã de Domingo, em qua a Tuna participou na Missa Dominical - à partida, esta actividade teria apenas um carácter simbólico, de agradecimento reconhecido aos antigos Tunos. Mas, na minha opinião, resultou em muito mais que isso: foi, em suma, uma pequena retribuição de todo o carinho e apoio que todos os Penalvenses têm nutrido pela Tuna. Embora não seja penalvense, sinto-me, confesso, profundamente agradecido e orgulhoso da enorme "corrente humana" que tem sido o mote de todo o trabalho desenvolvido.

Fico, como sempre, à espera de comentários, críticas e sugestões. Ficam também algumas fotos. Em breve, estarão mais na galeria de fotos da página da Tuna.

Deixo ainda um abraço ao homem do avental, que soube elevar o jantar à altura do espectáculo, à Sandra, a nossa apresentadeira de serviço, e ao Rui Rosa que, com a sua mesa de som, tem sido o vigésimo sétimo elemento da Tuna.

Tunos: espero-vos na sexta feira, para continuar a trabalhar!








2 comentários:

Serenidade disse...

Decididamente estiveram todos muito bem! Palavras para quê!

Penalva é uma pequena GRANDE povoação. A prova de que ainda é possivel fazer cultura!

um abraço a todos!

Unknown disse...

Passo a passo, de forma sustentada porque séria e profissional, a caminhada torna-se mais risonha e o caminho com menos escolhos.
Parabéns Tuna!
Parabéns Rui Marques!

José António Madeira Dias